nenhum
Disciplina: SERVIÇO SOCIAL
Pesquisa dos períodos Históricos e a Revolução Industrial no Brasil: Implicações dos Serviços Sociais
UNINOVE
SÃO PAULO - 2014
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Trabalho de pesquisa sobre os períodos históricos e a Revolução Industrial no Brasil, bem como para compor a nota da AV.02 na disciplina de História do Brasil sob a orientação da Professora Cida Neves.
RA: 914204980 Leticia Santos Assis
UNINOVE
SÃO PAULO - 2014
SUMÁRIO
1. introdução 1
2. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 3
3. IMPERIALISMO INDUSTRIAL E NEOCOLONIALISTA 6
4. CONCLUSÃO 11
5. BIBLIOGRAFIA 13
6. ANEXOS 14
1 - INTRODUÇÃO
Durantes as grandes navegações Portugal encontrou nossas terras brasileiras, surgem então o pacto colonial. O mercantilismo passou a fazer parte de nosso cotidiano de uma forma agressiva e dominante, para isso acontecer precisava-se de mão de obra barata, surge então a escravidão de diversos povos, principalmente os negros e índios, através da miscigenação começa assim a formação do povo brasileiro. Após alguns anos tem inicio a colonização e com ela as revoltas nativistas e o movimento de independência do Brasil. E assim o Brasil se torna independente.
Primeiro Império ou Primeiro Reinado era comandado por Dom Pedro I, assim o Brasil criava sua identidade, com influências positivistas. Nesse período começa revoltas se por todo território nacional, muitas reivindicações de aspecto social e melhorias das condições de vida, exemplos destas revoltas: Inconfidência mineira, Guerra dos Mascate, Balaiada, Sabinada e etc. Com todo esse cenário de descontentamento D. Pedro I se torna impopular entre seu povo e perde o poder.
Na época Regencial o país era governado por algumas regências como a Trina Provisória, Trina Permanente, a Una Araujo Lima e a Una Padre Antonio Feijó.