Linguistica Geral
SÉRGIO LUÍS
PROFESSORA: MARIA DO ROSÁRIO ROXO
Análise do discurso
Seropédica
2014
Sumário
INTRODUÇÃO: 2
I. 2
CONSIDERAÇÕES FINAIS: 3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 4
INTRODUÇÃO:
A teoria sobre interação verbal proposta por Bakhtin e apresentada por Sonia Silveira, se dá com base nas ideias de expressão e interação social do individuo. Ambos notaram e concordaram que a linguagem atua como um constante processo de interação mediado pelo diálogo, regido pelo processo de interlocução entre o falante e o receptor. Esse processo acontece através do fator da expressão, que é caracterizado por Bakhtin como sendo “tudo aquilo que, tendo se formado e determinado de alguma maneira no psiquismo do indivíduo, exterioriza-se objetivamente para outrem com a ajuda de algum código de signos exteriores”. (pág. 111)
I.
Sonia começa abordando o tema interação verbal baseando-se em uma citação de Vygotsty ao qual diz que “tudo que é especificamente humano origina-se nas relações sociais” (pág. 9), concorda com a teoria de Bakhtin sobre a necessidade da interação social para a constituição da linguagem. Formação essa, que não se dá através de regras e restrições de modo a adequar-se ao meio que está agindo, esse processo é caracterizado por Goffman como a “ordem da interação”. A ordem da interação, além de ser estabelecida pelo meio social em que age, também é definida pela função do interlocutor dentro daquele meio.
Bakhtin apresenta outro ponto relacionado à interação verbal, em que o indivíduo possui um “auditório social” próprio e bem estabelecido e que quanto mais cultural o indivíduo possuir, mais o auditório se aproximará do médio da criação ideológica, ou seja, estará em maiores condições de interação verbal e mais interagido junto ao processo do “canal multimodal e multidirecional” (pág. 11).
A ação da comunicação só pode ocorrer na interação da fala entre