Resumo Princípios Gerais da Linguística
Resumo do depoimento da Professora Maria Cristina Altman – Professora titular do departamento de linguística da Universidade de São Paulo e Coordenadora do CEDOCH – Centro de Documentação em Historiografia da Linguística.
A linguística é uma disciplina e um campo do conhecimento, que teve autonomia no início do século XX em diante e tem como objeto o estudo das línguas naturais. Quando o homem reflete sobre a sua língua e a dos demais, pode-se falar de conhecimento sobre linguagem.
A linguagem se manifesta através das línguas naturais e outras formas de expressão que também podem ser chamadas de linguagem como: Linguagem do cinema, do teatro, dos quadrinhos, etc.
Acredita-se hoje que o grande responsável por desenhar a linguística contemporânea tenha sido o linguista franco-suíço, Ferdinand de Saussure (1857-19130), reconhecido e admirado no final do século XIX pelas teses que defendeu sobre linguística histórica Europeia. Dizia ele que a ciência da linguagem deveria existir e defendia a necessidade de haver uma ciência da linguagem autônoma, que dissesse qual o seu objeto. Defendia um objeto coletivo e não individual, assim ele divide o mundo da linguagem em LANGUE e PAROLE.
LANGUE - Sistema inconsciente presente no cérebro de todos os indivíduos, esse é o objeto da linguística e o seu objetivo é descrever esse sistema.
PAROLE – Seria a linguagem que agente observa como a fala, o caos, a variabilidade...
A língua é comparada por Saussure a uma folha de papel, sendo o pensamento o inverso e o som como o verso. Não se pode cortar um, sem cortar ao mesmo tempo o outro. Dessa mesma forma, a língua não se pode isolar o som do pensamento ou vice versa. O que Ele propõe é que se faça linguística, que é o som e o conceito.