linguas
Secretaria de educação, cultura e desporto
Literatura Modernismo
Larissa Caroline Marques da Silva
Boa vista – RR
2014
Larissa Caroline Marques da Silva
Literatura Modernismo
Trabalho apresentado
Para obtenção de nota do 3°
Bimestre da disciplina de Língua Portuguesa
Boa vista – RR
2014
Introdução
O Modernismo é uma escola literária que surge no Brasil por volta de 1920, incluindo uma série de mudanças no âmbito das artes e da literatura, rompendo com as formas estéticas e estilísticas tradicionais. O pré-modernismo e o movimento vanguardista foram os responsáveis pela introdução do Modernismo no Brasil. Esse grande movimento mudou o pensamento das pessoas e de muitos artistas, com relação à definição de arte e à disposição da literatura, e entre suas principais características estão: análise sobre a realidade e a sociopolítica brasileira, criticidade, regionalismo, antropofagia. Tais características ficam explícitas em suas três gerações.
Literatura Modernismo
Modernismo – Característica, autores e obras O modernismo é um movimento da literatura brasileira que surgiu em 1920 e se estendeu até meados de 1978. Dividido em três fases principais, a literatura moderna reúne características inconfundíveis como a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita. Neste novo estilo moderno, todas as normas e parâmetros da criação artística foram rompidos. Os autores do modernismo passam a valorizar o retrato da vida cotidiana. A vida burguesa sai do cenário artístico.
Os artistas modernos adotam o pensamento que todos os objetos podem se tornar ícones literários. A linguagem muda drasticamente e deixa de ser nobre, dando lugar à coloquial idade, espontaneidade e são permitidos até mesmo alguns