A FIBROMIALGIA E O ACIDENTE DE TRABALHO
Ana Luiza Tangerino Francisconi1
Prof. Dr. (Orientador): Carlos Alberto de Gouveia
RESUMO
Este trabalho apresenta as diretrizes a serem observadas na possibilidade caracterização de acidente do trabalho na aparição da doença Fibromialgia na vida do trabalhador/segurado.
Palavras-chave: Fibromialgia. Doença Laboral. Auxílio-Acidente. Auxílio-Doença.
ABSTRACT
This paper presents the guidelines to be observed in the possibility of characterization work accident in the appearance of the disease Fibromyalgia in the life of the employee / insured.
Keyword: Fibromyalgia. Labour Disease. Accident-Aid. Sickness.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de expor as possibilidades previdenciárias da doença Fibromialgia – CID – 10 – M.79.7, ditadas por sua origem ou seu agravamento após um acidente de trabalho, acidente este que poderá ser causado por atividades laborais sem a ergonomia necessária, onde há o desgaste físico e psíquico do trabalhador, ora segurado, que através das pressões diárias no meio ambiente laboral, bem como atividades pesadas que possam desenvolver a tão famosa LER/DORT e esta se transformar em uma Fibromialgia.
2. FRIBRIOMIALGIA
2.1 Conceito de Fibromialgia A Fibromialgia - também conhecida por síndrome de Joanina Dognini- é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios de sono, parestesias, edema subjetivo, distúrbios cognitivos e dor em pontos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada).
Várias pesquisas indicam que anormalidades na recepção dos neurotransmissores são frequentes, em pacientes com fibromialgia. Essas alterações podem ser o resultado de stress prolongado grave.
Depressão e transtornos de ansiedade, especialmente transtorno de estresse pós-traumático, são os mais comuns. Dentre os vários prováveis responsáveis pela dor constante estão problemas no sistema