Interações nas Biomoléculas
O diagnóstico de depressão requer a presença de cinco ou mais dos seguintes sintomas: insônia, dor de cabeça, perda de apetite, constipação intestinal ou diarréia, náuseas, sensação de opressão no peito, sensação de “bolo” na garganta, dificuldade de respirar; sensação de falta de ar, dor no peito, sensação de “falhas no coração”, dores nas costas e perda/redução do apetite sexual.
2 COMPONENTE INDIVIDUAL E CULTURAL DE DEPRESSÃO
O quadro depressivo normalmente se instala em conseqüência de um sentimento de perda que pode advir de um sentimento de decepção em relação aos outros ou a si mesmo. Uma das principais características do depressivo é a tristeza, que diferentemente de uma pessoa cética as pessoas que estão sofrendo o mal da depressão encaram a tristeza como uma constante.
Existem, algumas pessoas que são mais propensas a esse quadro do que outras o que ocorre não só por conta de fatores psíquicos e pessoais, mas também do meio sociocultural é o caso de um idoso viúvo, por exemplo, que tende a viver isolados socialmente e inclusive no ambiente familiar. É necessária atenção a quem apresenta a depressão, pois a depressão não resolvida pode resultar em uma doença orgânica, suicídio, ou persistir, implicando graus variáveis de incapacitação do indivíduo, mas