Linguajar regional
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PLANO DE NEGÓCIO 5
2.1.1 O QUE CONSIDERAR NUM PLANO DE NEGÓCIO. 5
3 GASTOS 9
3.1 INVESTIMENTO INICIAL, CUSTOS E DESPESAS 9
3.2 INVESTIMENTO INICIAL 10
3.3 CUSTOS 10
3.4 PREÇO DE VENDA 11
3.5 ATRAÇÃO DE CLIENTES 13
3.6 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 13
3.7 PROCESSO DE ABERTURA DE EMPRESA 14
3.8 A IMPORTÂNCIA DE UM CONTABILISTA 16
REFERÊNCIAS 17
APÊNDICES 18
SEBRAE – 1° edição da série comece certo 2005. 18 1 INTRODUÇÃO
Não é possível, nem é o propósito desta publicação apresentar uma receita completa para exploração de “Empresa de Trabalho Temporário”. Afinal, esta receita não existe. Mas chamaremos sua atenção para os aspectos fundamentais que você precisa saber e para as habilidades que precisará desenvolver ao atuar com este tipo de negócio. Considere todas estas informações como ponto de partida, e busque, começando por este manual, o conhecimento necessário para uma exploração competente deste negócio. Nosso objetivo é desafia para obter domínio sobre os aspectos importantes deste negócio.
2 DESENVOLVIMENTO
Em pesquisa de 2003, o SEBRAE-SP constatou que 31% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 60% não conseguem chegar a 5 anos de vida.
Em comum, estas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: planejamento prévio ou estruturação do negócio e gestão.
São aspectos para os quais você realmente precisa se desafiar. Todo esforço que fizer para aprender, tanto com as empresas que alcançaram sucesso ou com as empresas que fracassaram, será o seu mais importante investimento, o que realmente sustentará a viabilidade de seu negócio. Queremos dizer que é necessário conhecer o melhor possível este ramo de negócio. O resultado desta fase de aprendizado e pesquisas é você formar idéias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa e como será sua “Empresa de Trabalho Temporário”. Ao contatar outras empresas você deve buscar