Linguagens e Métodos
Coesão e coerência textual
A- Língua e Ideologia_
Língua: é a liberdade de se expressar cada um de sua forma. Em cada região, país tem sua cultura e seus pensamentos. Podemos comparar a língua a um jogo de xadrez, não importa suas peças e sim as suas regras. Um elemento lingüístico tem de ser diferente do outro, para que ele tenha um determinado valor. Por exemplo, na língua Portuguesa o artigo vem antes do substantivo.
Ideologia: é a maneira de se expressar suas idéias, como pensar e agir. Ela se integra em várias partes do nosso cotidiano e da sociedade.
B- Coesão textual: é a articulação das partes de um texto que se forma um todo. A coesão evita que uma redação, texto ou frase não tenha palavras soltas, como se uma frase não tivesse relação uma com a outra.
1. _Mecanismo da coesão: é formada por palavras como preposições, conjunções e pronomes. Sua função é dá coesão ao texto.
2. Elementos:
Endófora: são elementos dentro do texto. É dividido em anáfora e catáfora.
Anáfora_ Depende de uma interpretação presente no contexto verbal(o termo antecedente), é uma expressão que retoma uma idéia expressa anteriormente. Ex. João está doente. Vi-o na semana passada. O artigo “O” é um termo anáfora.
Catáfora_ é um termo pressuposto que aparece depois de um item de uma coesão. O termo antecipa uma expressão presente em porção posterior do texto. Ex. Só queremos isto: a aprovação
Exófora: é quando o referente está fora do texto. Ex. Aquele homem com a bíblia é pastor.
C- Coerência textual_ é a relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está ligado ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê.
D- Lógica e intertextualidade.
Lógica- é o estudo dos métodos pelas quais a conclusão deve ser provada e verdadeira.
Intertextualidade- consiste em apresentar a fala de outra pessoa ou do próprio autor.
E- Interferência e analogia:
Interferência: são