Fichamento Sustentabilidade: diferentes perspectivas, um objetivo comum
PEREIRA, João Victor Inácio. Crônicas e Ensaios, Sustentabilidade: diferentes perspectivas, um objetivo comum. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, págs. 115 -
126.
Citação: “Devemos ampliar a nossa percepção sobre a complexidade dos sistemas que regem a natureza e as estruturas socioeconómicas e refletir sobre a actual relação existente entre nós seres humanos e o ambiente que nos cerca. Assim, conseguiremos agir de forma consciente, promovendo um novo modelo de desenvolvimento baseado na economia da permanência, reduzindo a poluição e aumentando a qualidade de vida de todos.” (p. 126).
Palavras-chave: Sustentabilidade, Países Desenvolvidos e em Desenvolvimento.
Resumo:
Analisando o contexto histórico das relações entre o homem e o ambiente percebemos que o homem promoveu mudanças graduais no ambiente natural, que foram intensificadas ao longo dos anos.
Os primeiros sinais de grandes impactos ambientais surgiram no contexto da Revolução Agrícola. A dominação dos animais e das técnicas de plantio pelo homem contribuiu para a transformação da forma de vida nômade para o sedentarismo, contribuindo para o aumento da capacidade produtiva, surgimento das cidades e consequentemente um uso insustentável dos recursos naturais.
Nessa época o pensamento dominante era de uma luta homem versus natureza, e de que uma melhoria na qualidade de vida estaria atrelada à exploração indiscriminado do meio ambiente.
Outro acontecimento histórico de grande impacto ambiental foi a Revolução Industrial no século XVIII. Os benefícios conquistados pela evolução tecnológica apresentaram graves consequências como o elevado consumo dos recursos naturais, poluição e concentração populacional.
Uma análise da linha do tempo dos principais eventos relacionados ao desenvolvimento sustentável permite observar que na segunda metade do século XX o homem conscientizou-se da “finitude” dos recursos naturais e as questões ambientais começaram a ser discutidas.
Atualmente, não