Linguagens de programação java
Introdução
Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. As linguagens de programação podem ser classificadas em linguagem de 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Geração, sendo que a linguagem Java faz parte da 3ª Geração, e baseada no paradigma de orientação a objetos.
As linguagens orientadas a objetos oferecem muitas vantagens sobre as linguagens procedurais tradicionais. Como os objetos encapsulam dados e funções relacionados em unidades coesas, é fácil localizar dependências de dados, isolar efeitos de alterações e realizar outras atividades de manutenção, e talvez, o mais importante, as linguagens OO facilitam a reutilização.
Neste trabalho são abordados os critérios a serem observados na avaliação de uma linguagem de programação, especificamente para a linguagem Java. Critérios como legibilidade, portabilidade, extensibilidade, ortogonalidade, tipagem, custo e ambientes de programação são o foco dessa análise. Além disso são apresentadas características da linguagem, como identificadores, variáveis, contantes, tipo de dados, estruturas de controle, etc.
Histórico da Linguagem Java
A linguagem de programação Java está modelada sobre o paradigma da Orientação a Objetos e foi desenvolvida na década de 90 na Sun Microsystems por James Gosling.
Quando Java foi desenvolvida o objetivo era trazer o que seria tendência do mundo digital, uma linguagem que desse suporte para novos aparelhos resultantes da convergência de aparelhos comuns entre si. Acreditava-se que em breve haveria a integração dos computadores com os equipamentos e eletrodomésticos comumente usados pelas