Linguagem de programação Java
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade apresentar um tema importante que faz parte da elaboração de uma obra literária. As citações, que possui elementos fundamentais em uma obra textual, seja ela um trabalho acadêmico, um projeto de pesquisa, um TCC. Pois proporciona ao leitor um complemento das informações expostas ao longo do projeto.
Será apresentado neste trabalho as normas que instruem a forma correta de elaborar as citações abordadas, assim como os padrões adotados por tais normas e alguns exemplos.
CITAÇÕES
Citação é considerada um complemento para as informações mencionadas numa modalidade textual qualquer cujo conteúdo é extraído de uma outra fonte.
Uma das principais características que se deve observar em uma obra textual qualquer, neste caso, um trabalho acadêmico, é o respeito às fontes bibliográficas nas quais se originaram os conceitos expostos. Além da ética e do respeito, trata-se também de uma questão de cumprimento das normas elaboradas pela ABNT (Associação de Normas Técnicas). A apresentação de citações em um trabalho acadêmico deverá seguir a NBR 10520.
TIPOS DE CITAÇÕES E SEUS RESPECTIVOS EXEMPLOS
1. Textuais: Aquelas transcritas exatamente como consta no livro ou texto original. São conhecidos dois tipos: curtas e longas.
1.1. Textual curta: Até 3 linhas e vai no próprio corpo do texto.
Ex.:
Para MOWEN (1998, p. 242), “as crenças dos consumidores representam o conhecimento e deduções que um consumidor tem sobre objetos, seus atributos, e seus benefícios providos.” No conceito de objetos, para eles, estão produtos, pessoas e companhias.
1.2. Textual longa: Mais de 3 linhas, espaçamento simples, itálico.
Ex.:
A palavra posicionamento foi popularizada por dois executivos da propaganda, Al Ries e Jack Trout:
“O posicionamento começa com um produto, uma mercadoria, um serviço, uma empresa, uma instituição e até mesmo uma pessoa... Entretanto, posicionamento não é o que