Linguagens audiovisuais
PROF.ª: ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERCARIOL
DANIELE APARECIDA ILDA GUILHERME
LINGUAGENS AUDIOVISUAIS NA SALA DE AULA
São Paulo, 15 de março, de 2014.
LINGUAGENS AUDIOVISUAIS NA SALA DE AULA
Nos dias de hoje, é muito difícil fazer com que as crianças prestem atenção nas aulas explicativas. Somente uma pessoa falando, faz com que os alunos percam o interesse e o foco rapidamente. As linguagens audiovisuais são de extrema importância para o cotidiano escolar, pois fazem com que as aulas sejam dinâmicas e atrativas. As mídias fazem parte do cotidiano das crianças, por isso a sua importância em usá-las na sala de aula.
Podemos utiliza-los de diversas maneiras:
TV: Promove excelentes experiências de aprendizagem. Canais educativos são uma ótima ferramenta para melhorar o aprendizado das crianças, levando-as mais próximas da realidade;
Cinema: Promove cultura. Trabalhar com filmes é possibilitar diversidade cultural; Vídeos e documentários: Beneficiam a compreensão e a percepção de diversos assuntos. Mostra ao aluno um registro real de um acontecimento verídico;
Rádio: Possibilitar aos alunos, diversidade cultural e musical, trabalhando temas diversos trabalhados em sala de aula.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BELONI, Maria Luiza. “Tecnologia e formação de professores: rumo a uma pedagogia pós-moderna?” In:Revista Educação e Sociedade. Ano XIX, dez 1998, n. 65, CEDES, p. 143-162.
DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
HOINEFF, Nelson. “A gênese das televisões públicas”. In: O desafio da TV pública: uma reflexão sobre sustentabilidade e qualidade. Carmona, Beth; Flora, Marcus et al. (orgs.). Rio de Janeiro: TVE Rede Brasil, 2003. p. 43.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Disponível em: webeduc.mec.gov.br. Acesso em: 10 jun 2010.
BLASCO, Pablo Gonzáles. Educação da afetividade através do cinema. Curitiba: