Linguagem
Linguagem é o sistema através do qual o homem pode se comunicar, expressar suas ideias e sentimentos e transmitir informações. Inúmeros tipos de linguagens são usados no nosso cotidiano, tais como: sinais, sons, gestos, entre outras formas. Em um sentido mais genérico, a linguagem é qualquer sistema usado para se comunicar.
A linguagem pode ser dividida em verbal e não verbal; Verbal é aquela constituídas por palavras, sejam elas faladas ou escritas e a não verbal é aquela desprovida de palavras; como uma pintura, sinalização de trânsito, uma melodia.
Emissor ou destinador
Alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição.
Função emotiva ou expressiva
Ênfase no emissor. É linguisticamente representada por interjeições, adjetivos, signos de pontuação, que representam a marca subjetiva de quem fala. Caracteriza-se pela presença de verbos e pronomes em primeira pessoa.
Predomina em textos líricos, memórias, autobiografias,
Exemplos:
”Oh? como és linda, mulher que passas/Que me sacias e suplicias/Dentro das noites, dentro dos dias?“.
Solto a voz nas estradas/ Já não posso parar/ Meu caminho é de pedra/ Como posso sonhar”.
Infográficos
Um infográfico é caracterizado por ilustrações explicativas sobre um assunto. Infográfico é a junção das palavras info (informação) e gráfico (desenho, imagem, representação visual), ou seja, um infográfico é um desenho ou imagem que, com o auxilio de um texto, explica ou informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto.
Os infográficos são muito utilizados em jornais, mapas, manuais técnicos, educativos e científicos, e também em sites.
Origem da Infografia
A infografia tem suas raízes fixadas na pré-história. Os mapas são os primeiros vestígios de um infográfico criado, e foram criados milênios antes da escrita.
É uma forma de representar informações técnicas como números, estatísticas, que devem ser atrativos para o leitor, em pouco tempo e