Linguagem
Os vários tipos de linguagem e variações lingüísticas:
LINGUAGEM: é a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, idéias, opiniões e sentimentos. Onde há comunicação, há linguagem. Pode-se usar inúmeros tipos de linguagem para estabelecer comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais. A linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se.
Tipos de linguagem:
VERBAL: é a linguagem que faz uso das palavras (faladas ou escritas) para comunicar algo.
NÃO VERBAL: é a que utiliza outros métodos de comunicação que não são as palavras. Dentre elas estão a linguagem de sinais, as placas, sinais de transito, liguagem corporal, figuras, expressão facial, gestos, etc.
Língua:
A língua é um instrumento de comunicação, sendo composta por regras gramaticais que possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciado que lhes permitam comunicar-se e compreender-se. A língua possui um caráter social, pois pertence a todo um conjunto de pessoas, as quais podem agir sobre ela. Cada individuo pode usar de maneira particular a língua comunitária, originando a fala. Por outro lado, não é possível criar uma língua particular e exigir que os outros a compreendam.
Variações lingüísticas:
Toda língua possui variações que podem ser entendidas por meio de sua historia no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). As variações podem ser compreendidas a partir de três fenômenos.
1) Em sociedades complexas convivem variedades lingüísticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos a educação formal; 2) Pessoas do mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais, ou de outro tipo; 3) Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área, jovens, grupos