linguagem
DISCIPLINA: Conteúdos e metodologias do Ensino de Linguagem I
SEMESTRE: 3° Semestre
ALUNAS: Edivana Bet Elisa Wiederkehr Genoveva Stedille Darigo Regiane Bozio Gonçalves.
QUESTÕES
Nos capítulos 1 e 3 do caderno pedagógico, discutiram-se as propriedades das modalidades oral e escrita da língua. Diante dessas discussões, responda às questões abaixo apresentadas:
(a) Explique as características das modalidades oral e escrita da língua.
Como já sabemos o primeiro contato do homem com a língua foi através da modalidade oral.
A modalidade oral é livre de regras gramaticais, é criativa e espontânea, tem seu vocabulário restrito e usa a repetição de palavras, mantendo um contato direto com o emissor e o receptor. Na língua oral, por exemplo, podemos repetir mais os termos, usar alguns marcadores, como aí, né? Tá! Tudo porque o emissor está presente para tirar qualquer dúvida que surgir na comunicação, por isso a variação é mais espontânea.
Por outro lado temos a comunicação escrita que precisa ser uniforme, mais planejada, menos espontânea, precisa seguir regras que garantem o entendimento na ausência de quem escreveu. Ela não é uma simples transcrição do que falamos, está mais subordinada a normais gramaticais.
Portanto, requer mais atenção e conhecimento de quem fala. Além disso a linguagem escrita é um registro. Permanece ao longo do tempo, não tem o caráter passageiro da comunicação oral.
(b) Explique de que modo o fenômeno da variação linguística se relaciona com essas modalidades de língua.
A língua como um fenômeno social é caracterizada pela variedade como ela é escrita. Em cada comunidade de fala ocorre o uso de formas linguísticas variadas. As línguas variam em cada sociedade e cada comunidade, não existem nenhuma que fale da mesma forma. A sociedade brasileira, por exemplo, possui uma extensa variação linguística, assim constituindo um fato natural e inevitável devido a