Linguagem
Garanhuns – PE
2014
As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo.
Ludwig Wittgenstein
INTRODUÇÃO
Desde o inicio dos tempos, todos os seres vivos estiveram expostos às condições da natureza e às regras da seleção natural. A lei da sobrevivência do mais forte exigiu que todos os animais evoluíssem, preservando características que os tornassem mais apto a sobreviver. Entre todos esses animais, um deles sobressaiu-se, espalhando seus descendentes por todo o planeta. Este é o homem. Mas diferente de todas as outras espécies conhecidas, o homem tem completo domínio sobre diversas áreas de conhecimento. Este conhecimento foi desenvolvido ao longo de milhares de gerações, sempre sendo enriquecido conforme seus detentores passavam por novas experiências e passadas de um indivíduo a outro através daquela que talvez seja a mais importante característica evolutiva humana: a linguagem.
DESENVOLVIMENTO
Linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas, ela por sua vez não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, é também de gestos e imagens. Alinguagem pode ser verbalizada e tem, por conseguinte analogia ao verbo, logo quando ele não existe em uma pronunciação não tem como a mesma ser coerente. Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza das palavras para se comunicar, são utilizados outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais. O semáforo, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “silêncio”, são exemplos da linguagem não verbal. Um texto narrativo, uma carta, uma entrevista, são exemplos de linguagem verbal.
Pode-se considerar a linguagem como o que distingue o homem de outros seres, o homem