Linguagem
Conceitos: Linguagem, Língua, Fala e Comunicação
Linguagem: é a capacidade comunicativa que têm os seres humanos de usar intencionalmente qualquer sistema de sinais significativos para comunicar seus pensamentos, idéias, sentimentos e experiências. É todo e qualquer sistema de sinais que serve de meio de comunicação entre os indivíduos.
Língua: é a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo,que, por si só, não pode nem criá-la, nem modificá-la; ela não existe senão em virtude duma espécie de contrato estabelecido entre membros da comunidade.
Fala: “é a realização concreta de uma língua, feita por um indivíduo de uma comunidade num determinado ato de comunicação.”
Comunicação: é o espaço de troca de sensações, vivências, informações com o outro.
A comunicação é, depois da sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.
Língua
Uma língua normalmente não se fixa em um determinado território e ali permanece sem sofrer alterações. Muito pelo contrário, a língua é um organismo vivo, que se modifica, amplia-se e difunde-se através das migrações em busca de alimento ou terras férteis, através das conquistas e da colonização, através do comércio ou da religião, ou através da combinação de tudo isso.
Língua
1. A língua é um conjunto de regras, combinadas e articuladas entre si, a qual possibilita a uma comunidade utilizar-se dela, como linguagem, para comunicar. (EMEDIATO, 2008).
2. A língua pode-se traduzir como o sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos.
3. Nenhuma língua é imutável. Apresenta variações geográficas, sociais, etárias, etc.
LINGUAGEM
1. As diferentes concepções de linguagem de acordo com Koch (2006, p. 9):
2. como representação (“espelho”) do mundo e do pensamento;
3. como instrumento (“ferramenta”) de comunicação;
4. Como forma (“lugar”) de ação ou interação.
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM
1. Como representação: o homem representa para si o mundo através da