analise do comportamento
Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais que podem ser observados através do comportamento humano.
A escola behaviorista ou comportamental é a principal escola que representa a abordagem científica da psicologia.
Objetivos da pesquisa psicológica
Descrição: descrever um fenômeno que possa ser transformado em um comportamento, tal qual está ocorrendo, através da observação naturalística (observar o comportamento em meios naturais) ou observação participante (coleta de dados através de entrevistas, inventários, questionários, utilizando-se da linguagem científica, caracterizada por objetividade, clareza e exatidão, afirmatividade, brevidade e diretividade – o quê, onde, como, quando, quem, qual e através disto pode-se inferir o porquê).
Explicação: levantamento de hipóteses, relação causa-efeito. As hipóteses surgem da literatura e das experiências passadas
Predição: expor o paradigma atual que deve ser alterado
Objetivo: manipulação e controle do comportamento = intervenção
Behaviorismo Radical, Metodológico e Cognitivo
Behaviorismo metodológico – fundado por Watson – recebe o nome devido ao método e rigidez na análise dos resultados. Watson dizia que o objeto de estudo só podia ser aquele comportamento que “eu e ela” observamos e chegava-se a um consenso a respeito dele (observação consensual).
Mentalismo (o que está guardado na mente não pode ser observado) introspecção: as pessoas acreditavam que através da introspecção o indivíduo recebia impressões do mundo que ficavam registradas na mente (cognitivo)
O Behaviorismo surgiu em oposição ao mentalismo (introspecção) com a proposta de estudar o comportamento, enquanto interação do organismo com o meio ambiente. A partir dessa interação o organismo modifica e é modificado.
Para a Psicologia ser considerada ciência ela precisava gerar dados objetivos, que pudessem ser medidos, apresentados em definições