Análise do comportamento
Acadêmica: Jéssica Alencar do Nascimento
6° Período – Turma A / Noturno
Montes Claros, Minas Gerais
Outubro, 2013.
Princípios Básicos de Análise do Comportamento (PBAC)
- Referencial Teórico
A Psicologia é uma ciência que busca recursos para compreender o Homem e seu devido comportamento, de forma com que melhor se relacione consigo, com os outros e com as experiências de vida. (TELES, 1999).
Ainda de acordo com Teles (1999), a Psicologia é pois, a ciência do Comportamento, num sentido mais amplo, relacionando Comportamento a reações internas e externas num âmbito observável. A Psicologia é uma ciência de grande importância na construção dos processos sociais do individuo. A Psicologia, com a diversidade de seus campos de atuação, também possui a sua diversidade de abordagens teóricas, tendo como principais: a Psicanálise de Sigmund Freud, que explica o comportamento dos indivíduos associado à existência de estruturas, instâncias e processos mentais; a Perspectiva Analítica de Carl G. Jung, que se dedicou a compreender os meios na qual o inconsciente se expressa; A Humanista de Maslow que vê o homem como um ser que busca crescer e desenvolver, apresentando uma tendência à auto realização, ...entre outras, e o Behaviorismo de Skkiner ou Perspectiva Comportamentalista que procura explicar o comportamento pelo estudo de relações entre eventos que consistem em estímulos e respostas, que é a qual iremos tratar nesse contexto.
O conceito de Behaviorismo foi introduzido por John B. Watson em um artigo “A Psicologia como o Behaviorista a vê”, em 1913. São considerações do Behaviorismo, os conceitos de Comportamentalismo, Análise do Comportamento e Análise Experimental do Comportamento. Watson, considerando o comportamento como objeto da psicologia, consistia aos psicólogos que