Linguagem e produção de tv
Um dos meios mais rápidos e eficientes e que pode ser considerada como uma das maiores fontes de informações é a TV, exercendo uma influência impressionante sobre a sociedade.
A televisão é o filho mais novo e mais controverso da ciência e da engenhosidade industrial. E como ela atrai, ao mesmo tempo, os olhos e os ouvidos, pode causar a maior impressão possível na mente humana.
(Kellison, Catherine. Produção e Direção para TV e Vídeo, RJ, 2007 pág. 53)
A televisão é o melhor meio para a demonstração de um produto, cheia de possiblidades e desafios reais. A TV está em nossos lares e é uma faceta do nosso dia-a-dia que podemos desfrutar sozinhos ou em grupo, tendo uma fonte de contato humano, e ela é a principal fonte de informações para muitas pessoas.
A TV criou um entretenimento no lar, podendo assistir a diversos estilos de programas. A diversidade de programas esta divida a centenas de canais.
A criação e o desenvolvimento de uma linguagem própria para a TV vêm sofrendo grandes modificações, envolvendo desde a concepção filosófica da função dos meios de comunicação de massa na vida das pessoas e da TV como seu ícone máximo até o desenvolvimento de formatos de entretenimento e comerciais específicos para maximizar o poder desse veículo.
Jornal, revista, rádio, cinema, nenhum outro veículo de comunicação tem o poder da televisão no que se refere ao alcance e à influência sobre o cidadão. É nesse ponto que encontramos a importância do filme publicitário, pois como dito por Barreto, Tiago “O filme publicitário é também uma ação dramática com início, meio e fim, também por meio de uma sequência de imagens ou cenas, para projeção em uma tela.”(Vende-se em 30 segundos Manual do roteiro para filme publicitário pág. 18)
No filme publicitário, a discussão sobre o produto começa quando o filme termina. Contudo, o filme deve continuar na mente do consumidor,