Gestão ambiental
DETERGENTE:
Opte pelos biodegradáveis. Procure essa indicação na embalagem na hora de comprar. Para aperfeiçoar o uso do detergente, siga este procedimento:
Não coloque o detergente diretamente na esponja, isso tende ao desperdício. Escolha um recipiente de tamanho apropriado para a quantidade de louça que costuma precisar lavar e use-o exclusivamente para fazer o que costumo chamar de “água de detergente”:
Coloque uma pequena quantidade de detergente no fundo do recipiente e complete com água, preferencialmente quente, misturando bem os dois. Se por um lado água quente consome energia, este consumo nessa etapa é mínimo e economiza na quantidade de água e detergente necessários no restante do processo: água quente ajuda na remoção de gorduras, limpa melhor e diminui a quantidade de tempo que você precisa para lavar a louça. Se você tem água quente na pia, ótimo. Se não tem, pode deixar esquentar um pouco no fogão. Água fria também funciona, mas a otimização de recursos e tempo é menor.
LAVANDO A LOUÇA COM CONSCIÊNCIA
ESPONJA:
Existem opções de esponjas ecológicas, que são alternativas mais conscientes do que as sintéticas. Mas elas são, em geral, mais caras e nem sempre oferecem um bom desempenho.
Existe uma alternativa barata, que, além de ecologicamente mais consciente, é também mais higiênica: paninhos e toalhinhas (aqui, chamados de “dish cloths” ou “dish towels”). Escolha um tamanho, textura e grossura que seja confortável para você.
Quem está acostumado com esponjas às vezes leva alguns dias para se adaptar, mas uma vez que se pega o jeito, estes paninhos limpam tão bem, ou melhor, do que as esponjas, com o benefício de poderem ser lavados e reutilizados e secarem mais rapidamente do que as esponjas (que, por sua vez, acumulam bactérias que adoram o ambiente úmido). Eles podem ser de algodão, mini toalhinhas de rosto, paninhos de microfibra, até mesmo paninhos feito em casa, se você tem essa habilidade.
LAVANDO