Linguagem oral x leitura e escrita
São inúmeras as dificuldades que encontramos durante o processo escolar. Em alguns momentos, algumas destas dificuldades são próprias da faixa etária, outras no entanto, nos mostram que uma ou várias habilidades não foram adquiridas adequadamente e que podem estar afetando o aprendizado da linguagem escrita.
No início do processo de alfabetização a criança que apresenta dificuldades na linguagem oral pode ter problemas para relacionar-se ou integrar-se em seu grupo. Se não conseguem entendê-la, normalmente será alvo de gozações ou de exclusão o grupo, que provavelmente repercutirá no seu rendimento escolar global. Em alguns casos, se a criança apresentar alteração na fala ( trocas, omissões ou distorções) estas poderão se refletir em sua escrita espontânea.
Sempre que nos comunicamos com alguém utilizamos dois tipos de linguagem: verbal e não verbal. A linguagem verbal compõe-se de palavras e frases. A linguagem não verbal é constituída pelos outros elementos envolvidos na comunicação, a saber: gestos, tom de voz, postura corporal, etc.
A função da língua de estabelecer contatos sociais e o papel social, por ela desempenhado de transmitir informações sobre o falante constitui uma prova cabal de que existe uma íntima relação entre língua e sociedade
Considerações Finais
Diante do que abordamos até aqui quanto ao estudo da língua em relação aos fatores sociolingüísticos e suas variações, somos sabedores, mediante as observações, as experiências vividas e estudos realizados, que ainda existe uma grande lacuna entre a teoria e a prática lingüística. Isso ocorre, especialmente com a variação lingüística, porque há mais intenções de mudança do que propriamente mudanças de fato.
Pensamos que para desenvolvermos um trabalho