Linguagem informal
Iniciamos algumas análises com a questão da ortografia.
1.1 - Concerto ou conserto?
Existem na língua Portuguesa a palavra conserto e a palavra concerto.
Ambas estão corretas, porém com significados diferentes, e devem ser usadas em situações diferentes.
Vejamos os dizeres abaixo:
Figura1: o uso do ¨C¨no lugar do ¨S¨.
Enquanto substantivos masculinos, a palavra conserto se refere principalmente a uma reparação, restauração ou correção, ou seja, se refere ao ato de reparar alguma coisa, de restaurar algo que está estragado. A palavra concerto se refere principalmente a uma sessão musical, a uma combinação de sons, vindos de instrumentistas, cantores, orquestras, ou a algum acordo, um pacto entre várias pessoas. Enquanto verbos, as palavras conserto e concerto são:
Formas verbais de verbos consertar e concertar, conjugadas na 1° pessoa do singular do presente indicativo.
A palavra conserto poderá ter sua origem na palavra em latim consertu ou no verbo consertar que tem sua origem no latim consertare. Assim, conserto e consertar devem ser escritos com s na segunda sílaba. O substantivo conserto é principalmente sinônimo de reparo, reparação, remendo, reforma restauração, correção, emenda e arranjo. O verbo consertar é principalmente sinônimo de reparar, arranjar, remendar, restaurar, corrigir, emendar, remediar, resolver, arrumar e ajeitar.
As palavras conserto e concerto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
1.1.1- Homófonos
Fonética (som): igual
Grafia (escrita): diferente
Significado: diferente.
Homófonas são palavras que apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas que apresentam significados e escritas diferentes. Exemplo disso são as palavras Concerto e conserto.
Existem tantos