Linguagem Informal
Os últimos anos têm sido marcados pelo constante avanço dos recursos tecnológicos e de adeptos as essas tecnologias. Dentro desse panorama, encontra-se a internet com suas inúmeras utilidades. Segundo o IBOPE, dos mais de 67,5 milhões de internautas brasileiros, 35,8 milhões navegam em páginas de redes sociais, dentre elas, as salas de bate-papo.
O acesso às salas de bate-papo é fácil e pode ser feito por qualquer pessoa, como descreve Amaral (2003) citando ........ (000):
O significado da palavra chat vem do inglês e quer dizer “conversa”. Essa conversa acontece em tempo real, e, para isso, é necessário que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo, o que chamamos de comunicação síncrona. São muitos os sites que oferecem a opção de bate-papo na internet, basta escolher a sala que deseja “entrar”, se identificar e iniciar a conversa. Geralmente, as salas são dividas por assuntos, como educação, cinema, esporte, música, sexo, entre outros. Para entrar, é necessário escolher um nick, uma espécie de apelido que identificará o participante durante a conversa. Algumas salas restringem a idade, mas não existe nenhum controle para verificar se a idade informada é realmente a idade de quem está acessando, facilitando que crianças e adolescentes acessem salas com conteúdos inadequados para sua faixa-etária.
.
Essa grande facilidade de interação, atrai usuários em busca de novas amizades e/ ou outros tipos de relacionamentos.
Por ter um alto caráter de interatividade, as salas de bate-papo (os chamados chat rooms ou somente chats) logo se tornaram uma verdadeira na internet. Através desses chats, é que se tornou possível conversar, em tempo real, com uma pessoa em qualquer parte do planeta através do computador. (OTHERO, 2002 p.)
Observando a forma que as pessoas têm utilizado da escrita para se comunicar nas salas de bate-papo, percebemos que a interação entre os usuários é feita de forma diferenciada, dominada pelo