Linguagem Gráfica - Bauhaus
Elementos Gráficos
BAUHAUS
Década de 1920: Design como uma “linguagem da visão”, universal e baseada na percepção. Análise da forma segundo elementos geométricos básicos.
Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos.
Quais os elementos visuais que podem ser descritos como essenciais, irredutíveis e fundadores no design bidimensional?
Segundo Dondis:
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.
Segundo Lupton e Phillips:
O ponto, a linha e o plano compõem os alicerces do design. Partindo desses elementos, os designers criam imagens, ícones, texturas, padrões, diagramas, animações e sistemas tipográficos.
PONTO
Unidade de comunicação visual mais elementar. Uma marca, referência ou um indicador de espaço. Exerce grande poder de atração visual. Um ponto é um par de coordenadas x,y no espaço.
LINHA
Uma série infinita de pontos. Pontos tão próximos entre si, que não são identificados individualmente, aumentando a sensação de direção. Visível onde dois planos se encontram. Varia em espessura e textura, pode ser reta ou curva, retilínea ou tracejada.
Multiplica-se para descrever volumes, planos e texturas.
FORMA
A linha descreve uma forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada uma tem características específicas.
PLANO
O plano é uma superfície contínua que se estende em largura e altura. Uma linha fecha-se para tornar-se uma forma, um plano delimitado. Formas são planos com limites.
DIREÇÃO
Sensação de movimento que reflete o caráter das formas básicas: circulares, diagonais, perpendiculares.
MOVIMENTO
Elemento visual implícito na imagem gráfica. A imagem