Estudo de Caso
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
CASO AMBEV:
1. BRAHMA E ANTARCITCA SEMPRE FORAM VELHAS E TRADICIONAIS CONCORRENTES. POR QUE SUBSTIRUÍRAM A COMPETIÇÃO AGRESSIVA PELA ASSOCIAÇÃO E COOPERAÇÃO?
R: As empresas se associaram com a finalidade de poder disputar também o consumidor internacional ao mercado globalizado. Juntos respondem por 74% da produção nacional de cerveja e é também a quinta maior produtora de bebidas do mundo.
2. FAÇA UM COTEJO ENTRE POSSÍVEIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA MEGAFUSÃO PARA CADA UMA DAS EMPRESAS ENVOLVIDAS.
R: VANTAGENS: possibilidade de pagamento das contas; fortalecimento do mercado nacional e internacional; redução dos custos e aumento dos lucros; aumento no preço das ações na bolsa de valores; aumento no segmento refrigerantes; partilhar da política administrativa e política da Brahma
DESVANTAGEM: venda da marca Bavária; baixa no mercado cervejeiro; ter de compartilhar sua tecnologia com sua antiga rival.
VANTAGENS: - venda da marca Bavária; - utilização da cadeia produtiva da Antarctica; - maior lucro; maior produtividade; expansão do mercado cervejeiro.
DESVANTAGEM: ter que assumir o alto custo de reestruturar a antiga rival que estava em decadência
3. NO SEU PONTO DE VISTA, QUAIS OS FATORES QUE LEVARAM A ESSA MEGAFUSÃO?
R: A força que é gerada através dessa união e a ampliação dos mercados já explorados pelas sócias no MERCOSUL são em minha opinião, os principais fatores da criação da AmBev.
4. COMO FICOU A ADMINISTRAÇÃO DA NOVA COMPANHIA EM MÃOS DE TRADICIONAIS INIMIGOS QUE NUNCA SE BICARAM?
R: Os conselhos de administração da AmBev determinam o direcionamento estratégico da companhia. Os membros são eleitos na Assembleia Gerais de acionistas e a mandato duram três anos, com direito a seleção para garantir maior independência e autonomia entre os principais órgão de governança, nenhum conselho exerce cargo executivo na companhia, embora todas sejam