Historia do Desing Moderno
No final do século, os arquitetos Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright começaram a valorizar a forma e a função das suas construções.
No início do séc. XX, ocorreram muitos movimentos significativos para o que é o design atual e o movimento apontado como a fonte do design gráfico é o Cubismo.
Picasso conseguia diminuir a ilusão da terceira dimensão, nivelando a superfície da tela e reforçando os contornos e ângulos da imagem.
Outro acontecimento importante foi a construção da Robie House, em que Frank Lloyd Wright utiliza planos em equilíbrio para criar linhas contínuas, num plano assimétrico.
Moderna abordagem da forma.
No mesmo ano, 1909, Freud publicava sua obra "A Interpretação dos Sonhos", o que permitiu uma revelação dos processos do inconsciente humano.
Em 1905, a Teoria da Relatividade de Albert Einstein também teve uma contribuição para as artes gráficas, mudando a visão da realidade e deixando o abstrato e as ciências influenciarem as artes gráficas.
Foi o primeiro movimento voltado exclusivamente para o design. Seu estilo é marcado pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas e sinuosas. O desenvolvimento da litografia colorida permitiu aos artistas desenharem diretamente na pedra, quebrando a restrição as linhas curvilíneas.
Sua importância para as artes gráficas foi a influência na criação de formatos de letras e de marcas comerciais, e por sua criação e desenvolvimento dos pôsteres modernos, formando um estilo para a página impressa, através dos trabalhos de Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard, Alphonse Mucha, Aubrey