Art Nouveau
Art Nouveau.
“Expressão típica do espirito modernista é o gosto ou o “estilo” que recebeu o nome de Art Nouveau. Do ponto de vista sociológico, o Art Nouveau é um fenômeno novo, imponente, complexo, que deveria satisfazer o que se acredita ser a “necessidade de arte” da comunidade inteira.” (1º paragrafo, pagina 1)
“É um fenômeno tipicamente urbano, que nasce nas capitais e se difunde para o interior.”(1º paragrafo, pagina 1)
“Apresenta-se como estilo “moderno”, isto é, de “moda”. Como a indústria acelera o tempo da produção, é preciso acelerar o tempo do consumo e da substituição. A moda é o fator psicológico que desperta o interesse por um novo tipo de produto e a decadência do velho. Assim o Art Nouveau, enquanto estilo “moderno”, corresponde ao que, na historia econômica da civilização industrial, é chamado de “o fetichismo da mercadoria”. (2ºparagrafo, pagina 1)
“Independentemente das variações do tempo e espaço, o Art Nouveau tem certas características constantes: 1) a temática naturalista (flores e animais); 2)a utilização de motivos icônicos e estilísticos, e até tipológicos, derivados da arte japonesa; 3) a morfologia: arabescos lineares e cromáticos: preferencia pelos ritimos baseados na curva e suas variantes (espiral, voluta, etc), e na cor, pelos tons frios, pálido, transparentes, assonantes, formados por zonas planas u eivadas, irisadas, esfumadas; 4) a recusa da proporção e do equilíbrio simétrico, e a busca de ritimos “musicais”, com acentuados desenvolvimentos na altura ou largura e andamentos geralmente ondulados e sinuosos; 5)o proposito evidente e constante de comunicar por empatia um sentido de agilidade, elasticidade, leveza, juventude e otimismo.” (3º paragrafo, pagina 1-2)
“é fácil observar, porem, que, no desenvolvimento histórico do Art Nouveau , o elemento ornamental perde progressivamente o cartes de um acréscimo sobreposto à conformação funcional ou instrumental do objeto (tectônica),