linguagem e comunicação med veterinaria
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA - 1º PERÍODO
Professor: Ms Carlos Roberto da Silva
Aluno:
ATIVIDADE SPÁBADO LETIVO
DATA: 15/02/2014
Médico Veterinário: o profissional da saúde e dos negócios por Renata Marucci
"Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade", disse Leonardo Da Vinci. Parece que alguém ouviu suas palavras. Atualmente, os animais recebem muito mais atenção e cuidados.
Um dos grandes responsáveis por isso é o médico veterinário, que tem como principal missão preservar a saúde dos animais e, em conseqüência, a da humanidade. Assim, o lado mais tradicional e conhecido do seu trabalho é o socorro e o acompanhamento clínico de animais.
"Porém, vivemos profundas alterações de comportamento e de tecnologia que modificaram a realidade do mercado e em conseqüência disso, o perfil do profissional moderno também mudou", comenta o Dr. José Alberto Pereira da Silva, professor da USP e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.
Segundo Dr. José Alberto, nenhuma profissão ficou imune às modificações. "O engenheiro constrói prédios, o médico cura doentes, o dentista cuida de dentes e o veterinário cuida de animais. Isso não deixa de ser verdade, mas é uma meia verdade, porque não corresponde à realidade da sociedade moderna e contemporânea", exemplifica ele.
Há cerca de 40 anos, tanto o médico quanto o veterinário se dedicavam à cura. Hoje o objetivo de qualquer área de saúde é a prevenção. O profissional deste milênio prepara-se para desenvolver responsabilidades com vocações regionais e voltadas à preservação do meio ambiente, de maneira que o desenvolvimento priorize as bases da vida, sem comprometer a vida do homem.
"Algumas faculdades perceberam isso e fizeram alterações em sua grade curricular", acrescenta o presidente do conselho regional. É