a informatica na Medicina
INFORMÁTICA NA
MEDICINA
Historia da Medicina
Os Egipicios
Hipócrates
Idade Média
Renascimento Cultural
Microscópio Acromático XIX
Introdução
A medicina está passando por rápidas transformações em todo o mundo, nesse final de século. Uma delas é o dramático progresso verificado na disseminação de informação e nas tecnologias de comunicação através da Internet e das redes de computadores. No entanto, o que é possível atualmente ainda está muito longe do que nos espera no futuro !
A informática em medicina e sistemas de saúde são uma ciência relativamente nova. Seu desenvolvimento teve início na década de sessenta, tendo como principais protagonistas as instituições acadêmicas, a indústria e o governo. As primeiras atuações desse novo sistema compreenderam análises estatísticas, epidemiológica, sistemas de informatização hospitalar e prontuários eletrônicos (p.e.,
COSTAR – computer stored ambulatory record).
Aplicações:
É aplicável a todas as áreas da medicina, como em laboratórios de análises clínicas, aparelhos electrónicos para fazer medições, PACS (arquivos de imagem), o Hospital de software de gestão, mudanças de gestão, registos médicos, bases de dados de pacientes, entre outros.
Algumas das aplicações mais populares do seu campo de informações encontradas em diagnóstico por imagem, tele-medicina, sistemas de gestão hospitalar e prontuário electrónicos.
Os subdomínios incluem informática clínicos, de enfermagem informática, imagens de informática, informação de saúde, saúde pública, informática dental, clínica de pesquisa informática, bioinformática, informática veterinária, farmácia, etc
Portanto, informática médica é um campo multidisciplinar que acolhe profissionais em áreas como a biomedicina, sistemas de computação, telecomunicações, administração electrónica e de gestão, etc.
O Registro Médico Eletrônico
Muitos hospitais estão começando a converter os prontuários de seus pacientes para o formato