Informática e medicina
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
A melhoria do sistema de saúde passa, obrigatoriamente, pela disseminação e a larga da utilização das chamadas tecnologias intelectuais. Estas tecnologias são:
1. Sistemas de apoio à decisão.
2. Captura de dados, mineração de dados e telecomunicações.
3. Gerenciamento de doenças por situações.
4. Automação hospitalar e de seus vários ambientes.
5. Os computadores de mão "Palm Top", as “workstations”, a robótica.
6. Fármaco-economia.
Em todos os processos mencionados acima, os sistemas baseados em computador são essências e não se pretende mudar não apenas as tarefas e processo de trabalho, mas sim mudar o próprio trabalho.
O aumento da capacidade de armazenamento de dados e o sistema de telecomunicações já estão revolucionando a forma de prestar serviços de saúde. A utilização dos microcomputadores de mão que podem colher e enviar informações a uma base remota já é uma realidade dos nossos dias em várias áreas e nos próximos anos se disseminarão na área de saúde.
Todas estas aplicações necessitarão, cada vez mais, que os atuais detentores do conhecimento mudem a sua forma de trabalhar e permitem que softwares sejam desenvolvidos a partir da sua "expertise" de modo a beneficiar toda a comunidade.
As novas linguagens de computação já permitem que estas informações sejam captadas de uma forma mais eficiente e rápida.
Os sistemas distribuídos de dados permitirão que cada indivíduo, na sua própria estação de trabalho, defina as suas necessidades e usando comandos simples, seja capaz de resolver as necessidades dos seus pacientes.
Os canais intermediários serão anulados e todo o sistema ganhará em eficiência.
Todos poderão compartilhar as mesmas bases e conhecimentos ali armazenados. Haverá a necessidade de uma filosofia corporativa de trabalho, de modo que os cuidados da equipe de