Virtualização de sistemas SAP
Paula Agostinho
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Resumo
Embora não seja um conceito novo, actualmente fala-se muito de virtualização. Esta tecnologia está, rapidamente, a disseminar-se por todos os níveis dos sistemas de informação, desde o storage até às próprias aplicações.
A utilização desta tecnologia pode, por exemplo, reduzir custos com a infra-estrutura
(hardware, energia, ar-condicionado, espaço em data center, etc.), optimizar os recursos existentes (consolidação), independência de fornecedores (mobilidade e portabilidade), reduzir custos de operação e gestão da infra-estrutura e permite ainda uma grande flexibilidade na utilização dos recursos e na gestão e planeamento de novas necessidades. Segundo uma recente análise da Gartner, a Virtualização, está em primeiro lugar, no top
10 das tecnologias estratégicas a ter em conta em 2009.
Este artigo pretende analisar o panorama tecnológico actual no âmbito da utilização da tecnologia de virtualização em ambientes SAP, em todas as camadas da infra-estrutura, bem como as tendências futuras de implementação desta tecnologia.
Palavras-chave: Virtualização, Consolidação, Hypervisor, SAP, ERP, NetWeaver,
Adaptive Computing.
Introdução
Virtualização é um termo geral usado para descrever várias tecnologias que dividem os recursos de hardware em múltiplos ambientes, aplicando um ou mais conceitos ou tecnologias.
A virtualização não é um conceito novo surgiu nos anos 60 e actualmente está disponível para todos os aspectos da computação e a um preço acessível. Em alguns casos mesmo gratuitamente, graças a iniciativas open source (como XenSource,
VirtualBox e OpenVZ).
Os objectivos principais para qualquer tecnologia de virtualização são:
Adicionar uma camada de abstracção entre as aplicações e o HW.
Reduzir os custos e a complexidade.
Permitir o isolamento dos recursos do computador para melhor a segurança e a fiabilidade.
6º Congresso SOPCOM