mara
A capacidade dos seres humano em calcular quantidades nos mais variados modos foi um dos fatores que possibilitaram o desenvolvimento da matemática e da lógica. Amais antiga ferramenta conhecida para o uso da computação foi o ábaco, e foi inventado na Babilônia por volta de 2400 a.c seu estilo original de uso, era desenhar linhas na área com rochas. Ábacos, de um desing mais moderno, ainda não são usados como ferramentas de calculo. No século V a.c, na antiga Índia, o gramático de sânscrito usando 3959 regras conhecidas como Ashtadyãayi, de forma bastante sistemática e técnica. Pãnini usou meta – regras transformações e recursividade com tamanha sostificação que sua gramática possuía o poder computacional teórico.
Entre 200 a.c e 400, os indianos inventaram o logaritmo, e a partir do século XVIII tabelas logarítmicas eram produzidas por matemáticas islâmicas. Quando John Napier descobriu os logarítmicos para o uso computacional no século XVI, seguiu –se um período de considerável progresso na construção de ferramentas de calculo. A primeira maquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa maquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrado alguma documentação sobre ela. Durante muito anos nada se soube sobre a maquina calculadora, que fazia apenas soma e subtração.
Os Algaritmos
No século VII, o matemático indiano Brahmagagupta explicou pela primeira vez o sistema de numeração hindu – arábico e o uso do 0. Aproximadamente em 825, o matemático persa Al khwarizmi escreveu o livro calculando com números, responsável pela difusão do sistema de numeração hindu-arabico no oriente médio, e posteriormente na Europa.
A Revolução Industrial
Em 1801, na França, durante a Revolução Industrial, Joseph Marie Jacquard, mecânica Frances, (1752-1834) inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados.