Linguagem forense
MATRIZES E MÉTODOS DA LINGUAGEM FORENSE
1º PERÍODO
Kyldes Batista Vicente Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto
PALMAS-TO/ 2005
1
EAD UNITINS – MATRIZES E MÉTODOS DA LINGUAGEM FORENSE – FUNDAMENTOS DA PRÁTICA JUDICIÁRIA
APRESENTAÇÃO
Este caderno de estudos e atividades da disciplina de Matrizes e Métodos da Linguagem Forense tem como objetivo incentivar em você o desenvolvimento da prática da reflexão no que se refere ao conhecimento da linguagem jurídica. Para que você possa desenvolver melhor o seu raciocínio, as atividades, ora apresentadas, fundamentam-se, sobretudo, na comparação entre os níveis de linguagem, no conhecimento da língua padrão e da linguagem técnica jurídica. Esses estudos têm o objetivo de levá-lo a compreender de forma satisfatória a linguagem dessa área, como também a produção textual, utilizando a estilística, o vocabulário e a estrutura referentes à redação jurídica. Com o intuito de combinar reflexões teóricas com propostas práticas, este material não só traz contribuições relevantes para o aprendizado da linguagem jurídica, como também motivará você para um trabalho mais prazeroso com este gênero textual.
“O homem tem várias vantagens em relação às bestas; por exemplo, o fogo, as roupas, a agricultura, os instrumentos (...). A mais importante, porém, é a linguagem.”
Bertrand Russel (1977, p.49)
2
EAD UNITINS – MATRIZES E MÉTODOS DA LINGUAGEM FORENSE – FUNDAMENTOS DA PRÁTICA JUDICIÁRIA
PLANO DE ENSINO
CURSO: Seqüencial de Formação Específica em Fundamentos e Práticas Judiciárias PERÍODO: 1º DISCIPLINA: Matrizes e Métodos da Linguagem Forense PROFESSORES: Kyldes Batista Vicente / Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto
EMENTA: O discurso jurídico. Discurso e Argumentação – pressuposições, marcos intencionais e os operadores argumentativos. O discurso judicial e a argumentação.
OBJETIVOS: •