Informática como uma ferramenta de apoio educacional
Para a criança trata-se de uma característica natural, ou seja, o computador é visto como uma atividade lúdica, outro objeto interessante para manipular, explorar e projetar seu interesse pela descoberta.
O recurso da informática na educação infantil assume como objetivo maior a fixação dos conteúdos programáticos, o computador torna-se aliado de todas as outras atividades previamente desenvolvidas pelo professor. Um aliado poderoso, já que as crianças dessa faixa etária estão inseridas num mundo mágico cheio de anões, fadas e princesas, onde o som e a riqueza de cores e movimentos atraem e conquistam.
O computador é um recurso que as crianças gostam, entretanto, é necessário acompanhar o seu uso criticamente, para que se evitem os exageros e prejuízos à sua formação.
As aulas de informática Educacional não substituem as brincadeiras como: a boneca, o carrinho, o futebol, o esconde-esconde, o faz de conta, e outras brincadeiras essenciais para uma vida saudável.
Na Educação Infantil, o aluno, ao reconhecer o computador e, especificamente manipular o teclado e o mouse, fortalece e amadurece o desenvolvimento da coordenação motora fina. As crianças passam a criar, através de softwares específicos para cada idade, estratégias de raciocínio que vislumbram o reconhecimento de cores, formas, tamanhos, além dos conceitos de quantificação, sequenciação, elementos naturais e sociais, entre outras atividades pedagógicas. Assim, enquanto “brinca”, se aprende.
A criança tem o computador como um grande aliado no processo de construção do conhecimento porque quando digitam suas ideias, ou desenham, não sofrem frente aos erros que cometem. O papel da Informática Educacional mostra-se, a cada dia, no âmbito escolar, como apoio positivo ao desenvolvimento das habilidades e competências de cada aluno.
Visto como recurso pedagógico, a utilização da tecnologia amplia as paredes da sala de aula, favorecendo o