Linguagem figurada
Existem as figuras de palavras e as figuras de pensamento.
Figuras de Palavras
Recebem esse nome porque o desvio é da palavra. É a palavra que foge do seu sentido normal. As figuras de palavras são divididas em tropos e figuras de sintaxe.
Figuras de Palavras - Tropos
Possuem as seguintes: metáfora, metonímia, catacrese e antonomásia. O processo comum a todas as figuras de palavras é o de que toma-se o nome que cabe a um elemento e transporta-se este mesmo nome a outro elemento, em vista de alguma relação entre eles. Exemplo: Tingia-se o horizonte de um ouro pálido. A palavra ouro não tem seu próprio significado, mas um figurado.
A) Metáfora
Emprega-se uma palavra fora de seu sentido normal, por efeito de comparação. Exemplo: Ele vive na boca da noite. Boca tem o significado de dentro.
B) Metonímia
Transporta-se o nome de um elemento para outro, em vista de uma interdependência entre os dois. Exemplo: Li Jorge Amado. Veja que o nome do escritor substituiu a obra.
C) Catacrese
Transporta-se o nome de um elemento a outro, em vista de uma relação de semelhança, embora não se perceba esse transporte ou por esquecimento ou por ignorância. Exemplo: Embarcou no avião. O verbo embarcar deveria ser apenas para embarcações.
D) Antonomásia
Substitui-se um nome por outro ou por uma expressão que facilmente o identifique. Exemplo: Meu sonho é conhecer a Grande Maçã. Nova Iorque é identificada pela Grande Maçã.