LINGUAGEM DAS MÍDIAS
LINGUAGEM:
É tudo aquilo que permite a comunicação entre as pessoas, é a expressão de desejos, sentimentos, ideias e emoções. •
•
A linguagem tem materialidade = constitui-se de palavras (escritas ou faladas) e de gestos. Para se comunicar, uma pessoa utiliza a linguagem verbal (com palavras) ou não-verbal (sem palavras).
•
•
Ao usá-la, o indivíduo busca a integração com os semelhantes e exercita sua cidadania. Os elementos constitutivos da linguagem são os SIGNOS, ou seja, tudo aquilo que possa ser entendido como algo que está no lugar de outra coisa.
EXISTEM TRÊS TIPOS DE SIGNOS NÃO-VERBAIS:
ÍCONE = apresenta uma relação de semelhança e similaridade entre significante e significado. (ícon = grego = imagem). São signos icônicos: maquetes, estátuas, fotografias, caricaturas, cartuns e charges que se referem a pessoas. Nota: na imprensa, o termo ícone é utilizado no sentido de “imagem simbólica” de uma época, de uma manifestação artística ou de um contexto político, ou seja, ícone vem a ser “o representante mais expressivo” (Ex.: “Raul Seixas é um ícone da rebeldia”). O ícone guarda relação com a metáfora.
ÍNDICE = apresenta uma relação direta entre significante e significado e tem como elemento principal a proximidade, uma relação de causa e efeito. Os signos indiciais podem ser: a fumaça (indica fogo), chão molhado (indica que choveu), árvore florida (indica a primavera), etc. O índice guarda relação com a metonímia e pode ser entendido como um “sinal”. (Ex.: música no filme Psicose é um índice do perigo).
SÍMBOLO = apresenta uma relação convencional entre significante e significado. O símbolo tem caráter convencional, mas não é gratuito. A convenção foi estabelecida por conter a noção de algo. Assim, os símbolos dependem de valores culturais. (Ex.: a cruz é símbolo do cristianismo, pois Cristo foi crucificado; a balança contém a noção de equilíbrio e é símbolo da justiça; a bandeira branca é símbolo