Densidade dos liquidos
Curso:
Disciplina: Física Experimental
Código:
Turma:
Professor (a):
Data de Realização:
Nome do Experimento:
Atividade experimental IV– Densidade de Líquidos
Objetivos:
Determinar a densidade de líquidos de forma direta e indireta;
Determinar a densidade de líquidos através da lei de Stevin.
Introdução teórica:
Pode-se verificar a densidade de líquidos de maneira direta ou indireta. A verificação direta ocorre quando se mede a massa do líquido e seu volume, com o auxílio de utensílios como balança e proveta, e depois faz-se a igualdade:
A verificação indireta se dá por meio da Lei de Stevin. Para compreendê-la, considera-se um líquido homogêneo e em equilíbrio, sob a ação da gravidade. Considera-se ainda, dentro do líquido, dois pontos A e B cujo desnível é h (Fig.1).
Fig. 1 Sendo pa a pressão no ponto A e pb a pressão no ponto B, verfica-se que: pb = pa + dgh
Onde g é a aceleração da gravidade e d é a densidade do líquido. Esse fato foi estabelecido pela primeira vez pelo holandês Simon Stevin (1548 - 1620). Considerando um ponto A na superfície livre da água, a pressão no ponto A é a pressão atmosférica: Como consequência da lei de Stevin, podemos afirmar que pontos de um líquido em equilíbrio, que estejam no mesmo nível, têm a mesma pressão. Assim, por exemplo, no caso da Fig. 2, temos:
Fig. 2 px = py = pz Uma outra consequência é que a pressão não depende da forma no caso do recipiente. Por exemplo, no caso da Fig.3, supondo que nos dois recipientes haja o mesmo líquido, temos:
Fig. 3 px = py Na situação representada na Fig. 4, os dois lados do tubo estão submetidos à pressão atmosférica, isto é:
Fig. 4 px = py Portanto, de acordo com a lei de Stevin, os pontos X e Y devem estar no