lingua sistema semiotico
1. Linguagem verbal é objeto real
Objeto formal, de conhecimento?
2. Linguagem é sistema de sinais, organizados numa rede de relações = estrutura.
3.O mundo é uma interação de sistemas semióticos, de significação; a língua é o mais importante destes sistemas semióticos.
4. Estático – inventário de sinais e estrutura de relações
Dinâmico – atividade. Os falantes falam, comunicam, produzem significados e sentidos. Os sistemas semióticos (de significação) em interação constroem o conhecimento do mundo. Há muitos criados pelo homem – o trânsito, a moda, a meteorologia, a literatura, a música, a arte em geral.
A apreensão cognitiva é verbalizada – a língua é um sistema modelizante primário.
Base do conhecimento do mundo; a própria construção- /criação do real (sente, intui, o possível, o pensável [Ex: lobisomem]) Dimensão cognitiva. Daí falarmos do valor formativo-cognitivo da língua materna.
Mas este sistema semiótico que é a nossa língua também tem uma dimensão manifestativa – a comunicação, que é simultaneamente interativa – põe em relação os falantes. A língua tem omnipresença e omniformação dos outros sistemas semióticos – omnipotência semiótica – é a ‘linguagem’ por excelência.
Os sujeitos estão inseridos numa pluralidade de sistemas semióticos em interação.
Modelos do mundo. Modelização. Sistemas modelizantes.
A língua tem omnipotência semiótica – significa o mundo real, o mundo pensável, mundos possíveis. Só a linguagem verbal verbaliza os restantes sistemas, só a língua natural se torna metalinguagem.
Cognitiva e manifestativa – orientada para a função comunicação.
Suj.1________ Sinal_________ Suj.2
Intersubjetividade e alteridade Diálogo fundamentalmente.
A intencionalidade mais ou menos clara: “Comunicação” Numa comunidade – concordar, disputar, discutir, argumentar. Sobretudo e especialmente processa-se na linguagem verbal.
Sinal – aquilo que, num ato de conhecimento, manifesta ou