Comunicacao 3633
Licenciado sob uma Licença Creative Commons
(T)
A SEMIÓTICA DA CULTURA: apontamentos para uma metodologia de análise da comunicação
(I)
Semiotics of culture: note for a communication analysis methodology
(A)
Ana Paula Machado Velho
Professora do curso de Comunicação Social e Moda do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), jornalista da Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Maringá, PR - Brasil, e-mail: anapaula.mac@gmail.com
(R)
Resumo
A Semiótica da Cultura (SC) é um referencial teórico desenvolvido por um grupo de pesquisadores da antiga União Soviética, chamado Escola de Tártu-Moscou/ETM. Essa corrente abrange um legado de discussões, que se dobra sobre aspectos sociais, filosóficos, tecnológicos que, de alguma forma, têm influência sobre a produção sígnica de determinada cultura e dão conta dos processos de significação e de comunicação de um grupo social. O objetivo deste artigo é mostrar os conceitos básicos dessa proposta e apontá-la como um instrumento de análise e reflexão sobre os mais diferentes tipos de produção cultural, entendidos como processos de comunicação, de organização da informação no ambiente da cultura. Os pesquisadores da Escola entendem a cultura como linguagem, formas de expressão que vão além da esfera social e estão na cultura, abarcando todos os aspectos da vida. São fenômenos que conformam a cultura, por isso os russos se puseram a entender como se manifestam, como produzem significado no cotidiano.
Nas reflexões deste artigo, vê-se que os estudos compreendidos pela ETM podem sustentar análises sobre as mais diferentes formas de comunicação e as mais diversas representações dos grupos sociais.
(P)
Palavras-chave: Comunicação. Semiótica da cultura. Linguagem. Escola de Tártu-Moscou.
(P)
Abstract
The Semiotics of Culture (SC) is a theoretical proposal developed by a group of