literatura sistema semi tico 1400385
305 palavras
2 páginas
1400385 Paula MendonçaAtividade 1
Intod. Estudos Literários
Sistematize linhas de leitura que, do ponto de vista teórico-literário, permitam compreender o termo e conceito sistema semiótico literário.
O sistema literário formalizado é-nos apresentado pelos formalistas russos e é elaborado mediante as ciências linguísticas de Ferdinand de Saussure, linguista francês do séc. XX.
Em 1923, Grigorij Vinokur apresenta os textos poéticos como concretos e atos expressivos individuais, construídos a partir de uma língua específica e distintos da língua corrente.
Em 1928, Jurij Tynjanov e Roman Jakobson referem a importância da aplicação da linguística de
Saussure na produção de texto literário.
Portanto o sistema semiótico é um processo em que algo funciona como sinal pela utilização de um conjunto finito de signos interdependentes pela utilização de regras (código – regras e convenções).
Pode organizar-se mediante a língua natural (sistema modelizante primário), mas define-se como secundário pois embora se construa em cima do primário, o sistema semiótico ou modelizante secundário não coincide com a língua natural e não se identifica com um estilo funcional dessa língua, i.e., apesar de utilizar o sistema modelizante primário, distancia-se da linguagem comum e funcional. Ora isto descreve-nos a literatura como sistema modelizante secundário, uma vez que o texto literário afasta-se da linguagem corrente utilizando uma metalinguagem, um policódigo (código fónicorítmico, métrico, estilístico, fónico-compositivo, semântico pragmático, orienta e ordena a coerência textual). Como consequência e por não apresentar uma linha histórica definida, nunca se poderá definir um sistema semiótico em declínio ou ascensão pois o equilíbrio é mantido pelas mudanças de caracter político-social, económico, etc.
É portanto definido o sistema semiótico como um sistema evolutivo e que se modifica ao longo da história pelo emergir de novos signos, noas regras e novas convenções quer no