psicologia
Com a vitória de Nelson Mandela para presidente, muitas pessoas brancas, que trabalhavam para o antigo governo, viram seus cargos ameaçados pelo fato de o novo presidente ser negro, pensando em uma possível vingança.
O filme INVICTUS* mostra como a vida do presidente da Africa do Sul, Nelson Mandela cruza o caminho do jovem capitão do time nacional de rugby e transforma a história desse time (símbolo esportivo da minoria branca que imperava durante a apartheid), em parte do plano que levaria a África do Sul a ter uma única identidade.
A partir deste contexto, o filme se desenvolve como um dos mais brilhantes filmes de liderança dos últimos tempos.
Mandela passou 27 anos confinado em uma cela de 3×4 e conseguiu – na condição de “mestre do seu próprio destino” como propõe o poema que dá título ao filme – inspirar um país e transformá-lo numa nação próspera e igualitária.
Faço analogia a um pensamento de Freud na postura de Mandela durante o chá com o capitão, estimulando pensamentos e perturbando conceitos. Exerceu o papel do líder integral, conduzindo Piennar a se dedicar e ter entusiasmo no cumprimento do objetivo, mantendo foco para que o futuro anunciado acontecesse. A vitória da copa de Rugby é a representação do coletivo.Ofereceu uma causa – Unir o país através do esporte.Formou outro líder – Piennar, o capitão do time.Liderou 360 graus – Tendo como objetivo o coletivo.Fez acontecer – Criou oportunidades para entrosar o time com a nação. Um time de maioria branca, num país pós Apartheid, que foi inicialmente obrigado a ensinar Rugby para a periferia. A idéia que inicialmente parecia insana, fez com que os