Lingua grupal
Língua grupal – é aquela própria de grupos fechados, pode ser de natureza social, ou etária, etc. Classifica-se em¨técnica e gíria¨.
Técnica – própria das ciências e das profissões.
Gíria – própria de grupos fechados.
Obs. quando a gíria é grosseira recebe o nome de calão.
Obs. algumas gírias se incorporam ao léxico, dando origem a palavras derivadas, é o caso de 'dedo- duro' que deu origem a 'dedurar'.
Grupal é o uso de gírias de um determinado grupo ou Jargões (palavras de uma área específica da sua profissão).
Literária é a linguagem subjetiva e formal usado para textos também de redação em linguagem culta.
Jargão profissional:
A língua grupal, por sua vez, é hermética, porque pertence a grupos fechados, e existe para tantos quanto forem esses grupos.
O jargão é um dos tipos de linguagem grupal. É uma conversação em termos técnicos, daí falar-se em “economês”, “engenheirês”, “sociologês”, etc.
Portanto, o jargão caracteriza-se pela competência de quem o utiliza, por isso, tem que se adequar coerentemente aos nossos vocábulos, enriquecendo-os para que se tenha um bom êxito profissional.
Língua Gru pal
é uma língua hermética, porque pertence a grupos fechados.
Língua Grupal (Técnica) a língua grupal técnica desloca-se para a escrita. Existem tantasquantas forem as ciências e as profissões: a língua da Medicina (como é dificil entender umdiagnóstico...), a do Direito (restrita aos meios jurídicos), etc. Só é compreendida, quando suaaprendizagem se faz junto com a profissão
Exemplo:
O
materialismo dialético rejeita o empirismo idealista e considera que as premissas do empirismo materialista são justas no essencial.
Língua Grupal (Gíria)
Existem tantas quantos forem os grupos fechados. Há a gíria policial, ado jovens, dos estudantes, dos militares, dos jornalistas, et
Exemplo:
O negócio agora é comunicação, e comunicação o cara aprende com material vivo, descolandoum papo legal. Sacou?
Língua grupal: é o nível de