Diferença entre a lingua falada e a escrita
Enquanto a língua falada é espontânea e natural, a língua escrita precisa seguir algumas regras. Embora sejam expressões de um mesmo idioma, cada uma tem a sua especificidade. A língua falada é a mais natural, aprendemos a falar imitando o que ouvimos. A língua escrita, por seu lado, só é aprendida depois que dominamos a língua falada. E ela não é uma simples transcrição do que falamos; está mais subordinada às normas gramaticais. Portanto requer mais atenção e conhecimento de quem fala. Além disso, a língua escrita é um registro, permanece ao longo do tempo, não tem o caráter efêmero da língua falada. Níveis da língua falada: língua culta, língua Coloquial, língua coloquial ou inculta, língua regional e língua grupal (técnica e gíria). Níveis da língua escrita: língua não-literária, língua padrão, língua coloquial, língua vulgar ou inculta, língua regional e língua grupal.
2. Qual a diferença entre a língua culta e a coloquial?
Língua coloquial: É a língua espontânea, usada para satisfazer as necessidades vitais do falante sem muita preocupação com as formas linguísticas. É a língua cotidiana, que comete pequenos, mas perdoáveis deslizes gramaticais.
Língua culta: É a língua falada pelas as pessoas de instrução, niveladas pela escola. Obedece á gramatica da língua-padrão. É mais restrita, pois constitui privilégio e conquista cultural de um numero reduzido de falantes.
3. No que a língua regional esta circunscrita?
A língua regional está circunscrita a regiões geográficas, caracterizando-se pelo o acento linguístico, que é a soma das qualidades físicas do som (altura, timbre, intensidade). Tem um patrimônio vocabular próprio, típico de cada região.
4. Qual é o modelo de língua padrão?
É aquela que obedece a todos os parâmetros gramaticais.
5. Explique a língua grupal, exemplificando.
É uma língua hermética, porque pertence a grupos fechados. Ex: Ele vai chupar uma manguita.
6. Oque a