Comunica O Humana E Linguagem Unidade 1
CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO
1.1
Justificativa
No mundo moderno, a palavra comunicação tornou-se lugar-comum e transformou-se em força de extraordinária vitalidade na observação das relações humanas e no comportamento individual.
Nos últimos 30 anos, os cientistas aumentaram seu interesse pelo estudo e os efeitos do processo de comunicação. Inicialmente, esse estudo era assistemático, transformando-se depois em subsídio valioso para outras ciências. Provado está que a comunicação é um processo social e, sem ela, a sociedade não existiria. Psicólogos, sociólogos, antropólogos empenharam-se em investigar e compreender sua atuação sobre os grupos humanos.
1.2 Que é comunicação?
Comunicar implica busca de entendimento, de compreensão. Em suma, contato. É uma ligação, transmissão de sentimentos e de ideias.
1.3 Processo da comunicação
O ser humano tem necessidade imperiosa de externar seus sentimentos ou ideias. Assim, em sua forma mais simples, o processo de comunicação consiste em um comunicador (emissor, transmissor ou codificador), uma mensagem e um recebedor (receptor ou de(s)codificador).
A mensagem, num certo momento, está separada tanto do recebedor como do comunicador. É um sinal com algum significado para o comunicador e que transmite para o recebedor qualquer conceito que este interprete da mensagem. Esses sinais têm um significado convencionado por nós ou pela nossa experiência. Assim, os sinais de trânsito significam o mesmo para todos os motoristas, eo código Morse é interpretado, da mesma maneira, pelos telegrafistas. Essa é uma norma fundamental da comunicação: os sinais têm o significado que a experiência das pessoas permite atribuir a esses signos.
Enquanto no Ocidente a cor preta representa tristeza, luto, na Índia, ao contrário, o signo representativo desse sentimento é a cor branca.
1.4 Elementos essenciais do processo da comunicação
Comunicar envolve uma dinâmica que não pode dispensaras unidades que englobam o