Aluno
1) Referência:
DÍAZ BORDENAVE, Juan E. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1982, 106 p.
2) Notas sobre o Autor:
Nascido em Encarnacion, Paraguai, estudou agronomia na Escola Nacional de Agricultura de Casilda, Argentina, estendendo estudos em os EUA, onde um curso de mestrado em Jornalismo da Universidade Agrícola de Wisconsin (1955). Ele recebeu seu Ph.D. em Comunicação pela Michigan State University (1966). Ele trabalhou como especialista em comunicações agrícola no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (1956-1980). Em 2002, ele voltou para o Paraguai, onde foi nomeado reitor da Universidade Teko Arandú.Consultor Internacional em Comunicação e Educação.
3) Objetivo do texto:
Se propõe a explicar de forma simples e sucinta o poder da comunicação entre os seres humanos, desde os tempos antigos até os dias atuais, não só pela maneira falada e escrita mas também, através de fotos e escrita, escultura peças teatrais, expressões corporais etc... Fazendo com que se unam e transformem a realidade em sua volta.
4) Argumentação central:
Em um ponto, o autor relata que a comunicação está presente em toda e qualquer atividade do homem social e é primaz para o ser humano.
Os meios de comunicação influenciam de forma, positiva e negativa a vida das pessoas. Como podemos viver sem manter contato verbal, pois sempre temos que dizer o que necessitamos e para tanto, informamos como se deve ser interpretado o nosso assunto. A metacomunicação trata, na verdade, do entendimento da comunicação para com a própria comunicação. Ela pode ser verbal ou não verbal, ou seja, expressada quer com palavras, ou através de expressões corporais,