Crescimento de café no brasil
FONTE: ABIC.
Neste ano de 2013 o consumo do café em São Paulo, previu a Associação Brasileira da indústria de café (ABIC), devera crescer cerca de 3 % em relação ao ano anterior. Com isso elevaria o consumo interno para cerca de 21 milhões de saca.
No período entre Novembro de 2011 e outubro de 2012 a ABIC registrou o consumo de 20,33 milhões de sacas, aumento de 3 % em relação ao ano anterior.
O consumo por cada pessoa foi de 6,23 kg em grão cru ou 4,94 kg de café torrado, quase 83 litros para cada brasileiro por ano, constatando uma evolução de 2,10 por cento em relação ao ano anterior. Segundo a ABIC.
"Os brasileiros estão consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas da bebida durante o dia, adicionando ao café filtrado consumido nos lares também os cafés expressos, cappuccinos e outras combinações com leite", disse a ABIC.
Pesquisa do IBGE (POF), também indicou que o café é o alimento mais consumido diariamente por 78% da população acima de 10 anos, o que representa 79,7 litros/habitante ano, muito semelhante ao apurado pela ABIC, e é maior na região Nordeste, seguido do Sudeste. (255 ml/dia ou 93 litros/por habitante. Ano).
O café, que até quinze anos atrás tinha como grande consumidor o público mais velho, está conquistando os jovens. É isso o que aponta a mais recente pesquisa “Tendências de Consumo de Café” realizada anualmente, desde 2003, pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O estudo mostra que de 2003 a 2010 o percentual de pessoas que declararam, espontaneamente, ter o café entre as bebidas habituais e que o haviam consumido no dia anterior e no dia da pesquisa