Elementos constituitivos do estado
“A comunicação não é regida por normas fixas e imutáveis. Ela pode transformar-se, através do tempo, e se comparar textos antigos com atuais, percebe-se grandes mudanças no estilo e nas expressões.” (GARCIA, 2003).
Ex: texto da literatura portuguesa
No mundo non me sei parelha,
Mentre me for como me vai,
Ca já moiro por vós – e ai!
Mia senhor branca e vermelha,
No mundo ninguém se assemelha a mim,
Enquanto minha vida continuar assim,
Porque morro por vós, e ai!
Minha senhora de pele alva e faces
➢ falante altera sua forma de expressar – adequação ao contexto ➢ diversos são níveis de fala.
A FALADA E A ESCRITA
A Língua Falada: Culta, Coloquial, Vulgar ou inculta, Regional, Grupal { Gíria e Técnica.
CULTA: Pessoas de instrução / Obedece a gramática padrão / restrita – privilégio / Conquista cultural de poucos. • linguagem culta: formal – gramática normativa – escola – trabalho – jornais – livros
Ex: “O governo quer selecionar os integrantes do segundo escalão por meio de concurso público. Depois de passarem pela prova, os pretendentes aos cargos de secretário executivo de ministério e diretor de empresas públicas farão um concurso que será ministrado por órgãos da administração” (Folha de São Paulo, 23 ago, 1995)
CARTA PRAS ICAMIABAS As mui queridas súditas nossas, Senhoras Amazonas. Trinta de maio de Mil Novecentos e Noventa e Seis, São Paulo. Senhoras:
Não ouço vos surpreenderá, por certo, o endereço e a literatura desta missiva. Cumpri-nos, entretanto, iniciar estas linhas de saudade e muito amor, com desagradável nova. É bem verdade que na boa cidade de São Paulo – a maior do universo, no dizer de seus prolixos habitantes – não sois conhecidas por “icamiabas”, voz espúria, sinão pelo apelativo de Amazonas; e de vós, se afirma, cavalgardes ginetes belígeros e virdes da Hélade clássica; e assim sois chamadas. Muito nos pesou a nós, Imperator vosso, tais dislates da erudição