LINDINALVA METODOLOGIA
CORRELAÇÃO ENTRE O SUPERÁVIT PRIMÁRIO E A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL NOS 15 ANOS PÓS-PLANO REAL.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de pós-graduação em finanças e mercado de capitais da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.
Rio de Janeiro
2014
1 CORRELAÇÃO ENTRE O SUPERÁVIT PRIMÁRIO E A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL NOS 15 ANOS PÓS-PLANO REAL.
2 TEMA
Superávit primário e carga tributária brasileira.
3) DELIMITAÇÃO DO TEMA
Esta pesquisa será delimitada pelo período de 15 anos contados do início do Plano Real, ou seja, de 1994 à 2009
4) PROBLEMA
Existe correlação entre a carga tributária e o superávit primário?
5) HIPÓTESE
A hipótese desta pesquisa sugere que sim, existe a correlação entre o superávit primário e a carga tributária.
6) OBJETIVOS
6.1 GERAL
O objetivo desta pesquisa é verificar se existe correlação entre a carga tributária e o superávit primário no período de quinze anos referentes aos anos de 1994 a 2009.
6.2 ESPECÍFICOS
Analisar os tributos no Brasil, analisar o período econômico do país a partir do Plano Real e comparar as duas análises para melhor responder o problema proposto.
7) JUSTIFICATIVA
Este estudo é relevante considerando que o Brasil possui uma elevadíssima carga tributária figurando entre as maiores do mundo. Há ainda a necessidade urgente de diminuir esta carga, porém devido à enorme divida interna e externa se torna muito difícil que isso efetivamente ocorra em um futuro próximo. Sendo assim, este estudo visa também inspirar estudos complementares com o foco de discutir e encontrar meio com a finalidade de reduzir impostos pagos pelo cidadão brasileiro.
.
8) REVISÃO DA LITERATURA
O cidadão brasileiro acostumou-se a, ano após ano, ao dever de pagar mais tributos e ver o Brasil quebrando recordes de arrecadação. “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela