Resumo
RAQUEL SANTANA PEREIRA
JUBIABÁ
SALVADOR
2013
RAQUEL SANTANA PEREIRA
JUBIABÁ
Resumo para a avaliação da disciplina Metodologia, do curso de Administração da Fundação Visconde de Cairu, Período: 1º Semestre, Turma: ADM2 sobe orientação da professora Ana Lúcia.
SALVADOR
2013
AMADO, Jorge. 1912- Jubiabá: romance; ilustração de Carybé. -58ª ed. - Rio de Janeiro: Record, 2000. 330p
Com uma visão romanesca da vida popular e com características envolventes do cenário baiano a obra Jubiabá retrata a história de Antônio Balduíno e o lento amadurecimento rumo á consciência política. Morador do morro do Capa-Negro, descendente de escravo, Baldo não se identifica com o trabalho assalariado dos pobres, oprimido pela sociedade, lidera um grupo de moleques que vagabundavam pelo morro, tinha como referencia pai Jubiabá, pai de santo muito respeitado, representante da comunidade. Ao mesmo tempo em que aprecia a liberdade e á topografia da Bahia de todos os Santos, cultuava uma verdadeira paixão por Lindinalva.
Desde pequeno Baldo já tinha o desejo de ter um ABC em seu nome, e constrói uma trajetória de aventuras, vivencia as histórias de contos e lendas dos habitantes, torna-se menino de rua, malandro, sambista, até ser transformado em boxeador profissional por um empresário italiano, no entanto encerra a carreira prematuramente em uma noite de bebedeira e lamentações. Fracassado foge para o recôncavo baiano onde toma conhecimento que negro pobre é escravo, enquanto os donos das plantações e das grandes indústrias viviam no luxo, os trabalhadores sobreviviam na miséria, mas uma vez foge e engaja em um circo ambulante, e retorna para Salvador.
Com a morte de Lindinalva o negro ganha um filho, para sustenta-lo trabalha como estivador, faz greve e se espanta por pai Jubiabá não conhecer a greve, pois acha a melhor coisa já inventada. Lutou pelos direitos da classe dos proletariados, vencendo a